top of page
  • Foto do escritorFENACELBRA

ACELBRA-DF lança documento orientador para atendimentos de pacientes com doença celíaca em ambiente hospitalar

Com o intuito de proporcionar maior segurança alimentar em ambiente hospitalar às pessoas com doença celíaca (DC) e outras desordens relacionadas ao glúten, a ACELBRA-DF convidou profissionais da área da Saúde para elaborarem um documento orientador. Foram reunidas aqui informações necessárias para implementação de protocolos e procedimentos no preparo de uma dieta isenta de glúten sem contaminação cruzada por esse conjunto de proteínas.

 

Este documento surgiu de uma demanda da comunidade de pessoas com doença celíaca em mudar o atual cenário brasileiro, onde na maioria das vezes esses pacientes não têm suas necessidades alimentares específicas reconhecidas e atendidas.

 

Devido ao desconhecimento sobre a doença celíaca e seu correto tratamento, o ambiente hospitalar acaba representando uma ameaça à saúde desses pacientes. Ainda não existe no Brasil regulamentação específica de boas práticas de manipulação para dietas isentas de glúten em serviços de alimentação, gerando falta de capacitação e equívocos no atendimento aos pacientes.

 

Os estudos sobre doença celíaca e desordens relacionadas ao glúten são constantes e a cada momento surgem novas informações. Portanto é importante salientar que a este documento poderão ser agregadas novas informações futuramente, pois a ciência é dinâmica.

 

Que este documento seja um “farol” nos hospitais e que a ele sejam agregadas as constantes pesquisas realizadas no ramo, que oriente os profissionais de saúde e demais setores da sociedade que lidam com pessoas com restrição alimentar e que acenda a chama da esperança de ter acolhimento, segurança, conhecimento, reconhecimento e respeito às pessoas celíacas e outras desordens relacionadas ao glúten.

 

 

Adriana Vaz*

Ex-presidente da ACELBRA-DF - 2021




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page