top of page

Campanha #maioverde 2024 – FENACELBRA

EU SOU, EU CONTO
VOCÊ É, VOCÊ CONTA


O trabalho de divulgação e sensibilização da sociedade brasileira sobre DOENÇA CELÍACA acontece durante todo o ano mas é no mês de maio que as Associações (ACELBRAs) e Grupos de Celíacos intensificam suas ações. 

A DOENÇA CELÍACA é uma patologia autoimune que afeta 1% da população mundial. Em muitos países, existem baixas taxas de detecção da DOENÇA CELÍACA e barreiras frequentes de acesso a exames e cuidados de saúde adequados. Pesquisas internacionais mostram que mais de 80% das pessoas celíacas no mundo ainda não tem um diagnóstico. 

AJUDE-NOS A SABER QUANTOS SOMOS E ONDE ESTAMOS

Com o objetivo de quantificar o maior número possível de pessoas que já conseguiram o diagnóstico de DOENÇA CELÍACA no Brasil e localizar em que estado brasileiro moram atualmente, o tema da campanha #maioverde para 2024 será “EU SOU, EU CONTO / VOCÊ É, VOCÊ CONTA“.

A FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil) vai convidar a Comunidade Celíaca para se envolver com a Campanha com o objetivo de saber com maior precisão “quantos somos e onde estamos”. Essas informações são vitais tanto para elaboração de políticas públicas quanto para garantir o respeito aos direitos das pessoas com doença celíaca e tratamento adequado.

No Brasil não temos informações oficiais sobre o número de diagnósticos já realizados e nem temos um estudo multicêntrico para saber a prevalência da doença celíaca na população. Embora o Ministério da Saúde tenha publicado um Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Doença Celíaca no SUS em 2009, continuamos sem dados oficiais sobre quantos somos e onde estamos.

Acreditamos que um registro dos casos permitirá melhor monitorização e controle mais eficaz da doença, e o consequente cuidado integral que as pessoas afetadas merecem. 

A FENACELBRA elaborou um formulário eletrônico para recolher essas informações, gerando um mapa atual da incidência da doença celíaca no Brasil.

Link para o formulário: https://forms.gle/hQisYKQRyLYeAQQs6

No âmbito da comemoração do dia 20 de Maio, Dia Nacional da Conscientização sobre Doença Celíaca, as ACELBRAs estão programando ao longo de mês de maio uma campanha comunicacional colaborativa cujo foco será destacar a necessidade de existência de dados sobre o número de celíacos já diagnosticados no Brasil. Sem dados esta doença continuará a ser considerada “negligenciada” sem que consigamos quebrar o ciclo de silêncio e invisibilidade.

A campanha será composta por um conjunto de ações que incluem postagens nas redes sociais, divulgação do formulário eletrônico, ciclo de palestras e entrevistas.


Referências:
A Campanha ”EU SOU, EU CONTO / VOCÊ É, VOCÊ CONTA” foi inspirada em um projeto da COACEL (Associação de Celíacos do Chile) de 2016 e o slogan “ONDE ESTAMOS E QUANTOS SOMOS” foi utilizado em 2022 na campanha de divulgação sobre Doença de Chagas.

preencha o formulário!.png
QRcode_fenacelbra.png
bottom of page