Qual o problema com o glĂșten?
- Dr Fernando Valério
- 4 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2021
Dr. Fernando Valério - Gastroenterologista
Qual o nosso problema com o glĂșten? Por que lidamos tĂŁo mal com ele?
A questĂŁo Ă© que o nosso intestino Ă© incompetente para digerir o glĂșten! NENHUM ser humano o digere completamente!
Imagine que vocĂȘ tenha montado uma "nave espacial de Lego", com vĂĄrias peças, mas que precisa guardar o brinquedo na caixa. Para fazer isto, deverĂĄ desmontar peça por peça! Isto se chama DIGERIR!
O glĂșten Ă© uma proteĂna. ProteĂnas sĂŁo formadas por vĂĄrios peptĂdeos. PeptĂdeos sĂŁo formados por vĂĄrios aminoĂĄcidos. Para que uma proteĂna seja absorvida, ela precisa ser "desmontada" atĂ© que cada "peça" (aminoĂĄcido) esteja separada. SĂł que, o nosso intestino nĂŁo tem a capacidade de desmontar o glĂșten completamente, e algumas peças nĂŁo conseguem ser separadas (digeridas), e ficam agrupadas na forma de peptĂdeos.
Mas, se eu nĂŁo consigo digeri-los, bastaria que o meu intestino eliminasse estes peptĂdeos atravĂ©s da evacuação, nĂŁo Ă©? Sim, mas nĂŁo Ă© assim que funciona com o glĂșten! O glĂșten tem a capacidade de "invadir" as camadas mais profundas da mucosa intestinal, mesmo que as peças nĂŁo tenham sido completamente desmontadas.
Este processo, chamado de AUMENTO DA PERMEABILIDADE INTESTINAL, Ă© controlado por uma substĂąncia chamada ZONULINA. A zonulina Ă© a "porteira" da mucosa intestinal, e quanto maior a quantidade desta substĂąncia, mais permeĂĄvel Ă© o intestino. O glĂșten tem a capacidade de estimular a produção da zonulina, e assim, consegue atravessar a barreira (mucosa intestinal), mesmo sem ter sido digerido.
E como o nosso sistema imunolĂłgico vĂȘ esta invasĂŁo? Com maus olhos! Se eu nĂŁo consigo digerir o glĂșten, ele nĂŁo Ă© meu "amigo", Ă© um "penetra"! Os peptĂdeos nĂŁo digeridos do glĂșten sĂŁo tĂłxicos e imunogĂȘnicos. Isto gera uma reação de corpo estranho, e nos defendemos atravĂ©s da chamada resposta inflamatĂłria. HĂĄ uma perda do equilĂbrio imunolĂłgico na mucosa intestinal, principalmente na flora intestinal.
CelĂacos e sensĂveis ao glĂșten nĂŁo celĂacos tĂȘm este mecanismo de permeabilidade aumentado, resposta inflamatĂłria exacerbada Ă invasĂŁo do glĂșten e maior alteração da flora intestinal. Por isso, NESTES grupos, o glĂșten Ă© tĂŁo prejudicial e ativa sistemas de intolerĂąncia e autoimunidade.