• FENACELBRA

Diagnosticar é preciso! Mensagem da presidente da FENCELBRA




Ola , sou Heloisa Bade e atual presidente da Fenacelbra.

Começamos o mês da conscientização da doença celíaca e para este ano a Fenacelbra propôs como campanha do Dia Nacional do Celíaco o tema "DIAGNOSTICAR É PRECISO", com o objetivo de conscientizar e informar sobre a importância da detecção precoce e do tratamento correto com uma dieta isenta de glúten para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a doença celíaca (DC).


A DC é uma doença genética, autoimune, sistêmica, originada pela ingestão de glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia* (por contaminação cruzada) que produz atrofia das vilosidades da mucosa intestinal e interfere na absorção de nutrientes. ​Pode se desenvolver em qualquer idade e etapa da vida.​ ​Por se tratar de uma doença sistêmica e crônica, a demora no diagnóstico afeta muitos sistemas do organismo e, em alguns casos, de forma irreversível. É importante detectar o quanto antes, especialmente no caso de crianças, pois pode afetar seu desenvolvimento​, levar a ​ alterações ósseas, dentárias, neurológicas, emocionais, de peso e estatura.


Além disso, os pacientes celíacos não diagnosticados e não tratados​ (com uma​ rigorosa ​ dieta sem glúten)​ são mais propensos a desenvolver doenças como câncer (adenocarcinoma do intestino delgado ou linfoma). No entanto, uma alimentação bem cuidadosa é capaz de reverter esse risco.


A epidemiologia da doença celíaca mudou nos últimos anos graças aos avanços nos métodos diagnósticos. A importância do diagnóstico precoce reside no fato de que o estabelecimento de uma dieta isenta de glúten conseguir não só a normalização do estado de saúde, mas também a recuperação da qualidade de vida dos celíacos. Adquirindo os hábitos necessários e um estilo de vida sustentável, os celíacos poderão alcançar uma normalização clínica e funcional da doença sem levar a outros males. Isto é especialmente relevante, uma vez que a doença celíaca (DC) é uma patologia gastrointestinal com incidência e prevalência crescentes e um espectro clínico altamente variável.


Por todas estas razões, é muito importante que os profissionais de saúde saibam bem quando pensar na doença celíaca e como diagnosticá-la.


Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros (cerca de 1% da população) sejam celíacos. No entanto, de acordo com dados internacionais, pelo menos 75% das pessoas com doença celíaca no mundo não sabem que a têm, pois é uma doença ainda desconhecida, pouco lembrada e de difícil diagnóstico.


A FENACELBRA quer reiterar a importância da detecção precoce da Doença Celíaca (DC) para melhorar a qualidade de vida dos celíacos. Essa detecção precoce é especialmente importante durante a infância para evitar complicações futuras e doenças relacionadas. Os especialistas em doença celíaca nos lembram que é essencial detectar e identificar a DC o mais rápido possível para evitar complicações a curto e a longo prazo.

Isto porque saúde todos nós precisamos!


FENACELBRA - maio de 2022


Assista ao vídeo com essa apresentação em nossa página do FACEBOOK: https://fb.watch/cPMwGQXYQm/