Institucional

Em 1982, um grupo de pais de Celíacos, iniciaram reuniões para trocar informações sobre a Doença Celíaca, e em 1985 criaram o Clube do Celíaco.

Já crescido, este Clube deu origem em 1994 à ACELBRA-SP, que tem por objetivos:

ESCLARECER AOS CELÍACOS:
Quanto à doença e a dieta  sem glúten,  através de palestras de  orientação alimentar;

DIVULGAR A DOENÇA CELÍACA:
Através  de entrevistas em Revistas, Jornais, Rádio, Televisão e informativos na Internet, alertando os médicos,  hospitais e a população em geral.

MANTER CONTATO COM ASSOCIAÇÕES:
Participando de congressos e seminários de âmbito Nacional e Internacional, visando o intercâmbio de informações;

OBTER, JUNTO AOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS:
A  pesquisa e a análise  de produtos industrializados ingeridos ou utilizados pelos Celíacos.

EXIGIR O CUMPRIMENTO DA LEI 8543:
De 23 de dezembro de 1992, solicitando dos  fabricantes de produtos  alimentícios,  que   coloquem nas embalagens dos produtos industrializados que contenham Trigo, Malte, Cevada, Centeio e Aveia,  a expressão CONTEM GLÚTEN.  No entanto,  infelizmente algumas indústrias ainda não a respeitam.

CADASTRAR OS CELÍACOS:
Adultos e crianças, pois ainda não existem dados acerca da incidência desta  doença no Brasil.  Só assim teremos uma Associação mais forte e atuante.

INCENTIVAR AS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS:
A  fabricarem produtos “sem glúten” para uso diário dos Celíacos, a exemplo do que ocorre na Argentina, Uruguai, Chile, Canadá,  Estados Unidos e toda Europa.

Dentre os produtos que não contém glúten, existem alguns extremamente saborosos, e consumidos pela população em geral, que demonstra que  produtos sem Glúten não estão restritos apenas aos portadores da Doença Celíaca.

:: ATENÇÃO ::

NÃO SÃO OBJETIVOS DA ACELBRA-SP:
Tratar da Doença dos seus Associados. Orientamos para que todas as dúvidas ou pré diagnósticos da Doença Celíaca, sejam acompanhados por um Gastroenterologista, sejam os pacientes adultos ou crianças.


Missão:

  • Acolher e educar celíacos e pessoas com desordens relacionadas ao glúten, juntamente com seus familiares, disponibilizando informações e orientações que contribuam para uma melhor qualidade de vida e saúde, a troca de experiências e a integração social.
  • Congregar e mobilizar seus associados para atuar na divulgação, conscientização e esclarecimentos sobre a Doença Celíaca e as Desordens relacionadas ao glúten, sobre os procedimentos para seu diagnóstico e dos cuidados necessários para seu tratamento, que consiste na manutenção de uma dieta sem glúten ao longo da vida.
  • Atuar de forma democrática e participativa no controle social.

Visão:

  • Trabalhar para que a informação necessária, suficiente e correta sobre a Doença Celíaca e as Desordens relacionadas ao glúten e seu tratamento chegue à maior quantidade possível de pessoas.
  • Promover ações que impactem, positivamente e sem discriminação, a qualidade de vida dos celíacos, das pessoas com Desordens relacionadas ao glúten e seus familiares.
  • Atuar de forma transparente visando o bem comum.

Valores:

  • Ética
  • Compromisso
  • Inovação
  • Respeito
  • Autonomia
  • Transparência
This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.