HISTÓRICO

Home / HISTÓRICO

A Associação dos Celíacos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (ACELBRA-RS) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por um grupo de pais que tem em comum filhos celíacos.

A difícil aceitação da dieta sem glúten pelas famílias de pacientes celíacos – fazendo com que alguns voltassem a apresentar os mesmos sintomas da doença e, não raras vezes, apresentando um quadro mais grave do que quando a doença foi diagnosticada – levou a Drª Ana Luiza Guedes Pires, gastroenterologista pediátrica do Hospital Presidente Vargas de Porto Alegre, a reunir as famílias para mostrar a importância de seguir corretamente uma dieta livre de glúten.

Destes encontros, surgiu a ideia de formar uma associação, o que ocorreu no dia 05 de setembro de 1991, na sala 1032 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A Associação, com essas reuniões, proporcionava às famílias a troca de receitas, de informações, de experiências e de vivências. É importante que o celíaco saiba que não está sozinho, que outras pessoas enfrentam as mesmas dificuldades para manter a dieta, porém, um esforço conjunto entre paciente e familiares pode facilitar a aceitação dos limites no cumprimento da dieta.

A ACELBRA-RS promove também confraternizações de associados e palestras com profissionais da área de saúde. Faz trabalho de divulgação nos meios de comunicação e envia para os cadastrados um informativo periódico, enviado por meio eletrônico, direcionado aos associados, familiares, profissionais da saúde, profissionais da alimentação e esclarecimento do público em geral sobre a doença celíaca.